Nossa história

Category:

Criado em 1° de maio de 1986, na cidade de Campina Grande-PB, o Grupo de Tradições populares Acauã da Serra, pertence à Universidade Estadual da Paraíba. Tendo como coordenador o geógrafo e professor-mestre da UEPB Agnaldo Barbosa, e como coreógrafo e dançarino, Roberto Gomes de Almeida, o grupo conta atualmente com aproximadamente 40 componentes, entre dançarinos e músicos. Hoje o grupo é sediado no Museu de Artes Assis Chateaubriand.

Ao longo de sua trajetória já participou de diversos festivais nacionais e internacionais a convite do CIOFF(Conselho Internacional das Organizações dos Festivais Folclóricos) e Pró-Locco.

Em Agrigento, na Ilha da Sicília-Itália, participou da abertura do Mundial de Ciclismo, realizado no dia 27 de agosto de 1994. Em Marconia-Itália, recebeu o prêmio de 1º lugar do Festival Italiano.

Em 2000 foi o premiado com o I Troféu Imprensa da Paraíba, promovido pelo Sindicado Profissional dos Jornalistas da Paraíba. Em 2003, através da Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, recebeu a Medalha Augusto dos Anjos, de autoria do deputado e então presidente da assembléia Rômulo Gouveia.

Em 2004 esteve representando o Brasil no Festival Latino Americano Realizado em Milão-Italia, com participação novamente em 2006 à convite do CIOFF, da folclorada na Itália.

No Brasil, já participou de festivais diversos, a exemplo do Festival Brasileiro de Folclore de Belém-PA, Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo-RS, Festival do Folclore de Olímpia-SP, Festival Internacional de Folclore de Caruaru-PE.

Em agosto de 2007, a sede do grupo Acauã da Serra foi incendiada. Foi destruído no episódio, grande parte das indumentárias, documentos, fotografias e arquivo histórico do grupo. As suspeitas são de que os vândalos do Parque Evaldo Crus tenham causado a tragédia, porém até hoje, ninguém foi punido.

Como conseqüência o Acauã da Serra viu-se obrigado a passar 3 anos sem realização de espetáculos. Foi preciso buscar a reconstrução de tudo o que foi perdido. Agora o grupo está de volta com o seu espetáculo “Raízes do Brasil”, tendo como objetivo principal retomar a difusão da cultura brasileira.

Comments (0)

Postar um comentário